Notícias


Baixe o app
Android Apple
Previsão do tempo
Passo Fundo/RS
Nublado com aguaceiros 23° 12°

Mais de 10 mil pessoas prestigiam o Desfile Farroupilha e a Mostra da Cultura Gaúcha em Passo Fundo

Entidades participantes levaram para a avenida o tema “Vida e Obra de Paixão Côrtes”
20/09/2019

Esta sexta-feira, 20 de setembro, foi dia de reverenciar a cultura gaúcha e lembrar os antepassados que tornaram o Rio Grande do Sul uma terra diferente de todo o resto do país. Milhares de pessoas acompanharam o Desfile Militar e a 27ª Mostra da Cultura Gaúcha. 

O evento começou com o desfile militar, às 8h30, seguindo no sentido Presidente Vargas para a Sete de Setembro, onde a população acompanhava a tudo nas arquibancadas. O Colégio Tiradentes fez a abertura com seus alunos e professores.


Mostra da Cultura Gaúcha destaca obra de Paixão Côrtes e tem presença forte das crianças no desfile

A 27ª Mostra da Cultura Gaúcha iniciou às 9h30, seguindo da Avenida Sete de Setembro em direção a Avenida Presidente Vargas. Foram anunciadas sete entidades que para desfilar na Mostra: CTG Estância Nova, DT Simpasso, CTG Fagundes dos Reis, CTG Tropel de Caudilhos, CTG Amigos da Tradição, CTG União Campeira e CTG Dom Luiz Felipe de Nadal, que levaram para a avenida o tema “Vida e Obra de Paixão Cortes”.

Os CTGs, junto com as demais entidades tradicionalistas da cidade, desfilaram ainda com as cavalarias do Núcleo de Cavalo Crioulo. 

A coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi, agradeceu a todas as entidades que se esforçaram e colocaram na avenida todo o orgulho gaúcho. Lembrou que foi graças a Paixão Côrtes que momentos como esses são possíveis. Falando sobre o futuro das entidades tradicionalistas, Gilda afirmou que elas precisam sair dos galpões e se engajarem ainda mais na sociedade, tendo então o reconhecimento através dos trabalhos voluntários que já são feitos.

A organização do evento fez uma estimativa de participação de público que chegou a dez mil pessoas na Avenida Sete de Setembro, entre participantes e expectadores do desfile. O vice-prefeito de Passo Fundo e atual prefeito em exercício, João Pedro Nunes, agradeceu a presença de todos, em especial do público que prestigiou o trabalho das entidades. Agradeceu o empenho da 7ª Região Tradicionalista em manter viva a cultura gaúcha e nosso orgulho.


Com foto e informações da rádio Uirapuru



MAIS NOTÍCIAS