Notícias


Tio Menna é homenageado pela Câmara de Vereadores

Plínio Menna Barreto é o idealizador do Encontro Internacional de Bandoneon, evento que ocorre novamente em Passo Fundo no próximo sábado
25/04/2019

O presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Fernando Rigon, prestou homenagem nessa quarta-feira (24), entregando placa de Honra ao Mérito, a dois nomes importantes na cultura regional, sendo figuras destacadas na música como bandoneonistas, isto é, músicos praticantes do bandoneon. É um instrumento musical de palhetas livres, semelhante a um acordeão, inventado pelo músico alemão Heinrich Band (1821-1860). O nome do instrumento é referência ao sobrenome do inventor. Ele é muito usado na região do Rio da Prata, que compreende os países Uruguai e Argentina, onde é o principal elemento da orquestra de tango, que é um gênero musical muito popular nesta localidade.

Um deles, é Plínio Menna Barreto do Amaral, mais conhecido como “Tio Mena”. Ele é idealizador do Encontro Internacional de Bandoneon, cuja primeira edição foi realizada em Passo Fundo, em 2003. Desde então, o evento foi sediado permanentemente no município. Sobre isso, Rigon lembrou que a cidade possui a titulação de Capital Estadual do Bandoneon, segundo a Lei Estadual nº 14.252/2013, de autoria do então deputado estadual Diógenes Basegio.

O Tio Mena conquistou popularidade após muitas participações em eventos e concursos culturais, onde se destacou na prática do bandoneon. Posteriormente participou de muitas comissões julgadoras, obtendo amplo reconhecimento. Envolvido no meio tradicionalista, foi um dos fundadores do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropel de Caudilhos, em Passo Fundo.

No próximo dia 27 de abril, ocorrerá a décima sexta edição do Encontro Internacional de Bandoneon, no Auditório do Colégio Notre Dame, onde Plínio Menna Barreto do Amaral será condecorado junto com Dom Fernando Cassiet.

Fernando Cassiet, que também recebeu a honraria na Casa, é músico reconhecido nacional e internacionalmente como um grande nome do bandoneon. Conhecido como “Maestro Cassiet” ou “Maestro Argentina”, nasceu no referido país, no departamento de Tapenagá, localizado na província de Chaco. Consolidou uma carreira respeitável dentro de seu ramo, sendo reconhecido em várias regiões do país. Isso lhe rendeu participações constantes no Encontro Internacional de Bandoneon, onde atua desde a segunda edição.


Com informações da ASCOM CMPF

MAIS NOTÍCIAS