Notícias


Seara da Canção define regulamento oficial

Com expectativa em alta para o festival, músicas poderão ser inscritas a partir do dia 05/09
02/09/2022

Faltando menos de três meses para a 21ª Seara da Canção Gaúcha, a expectativa para o festival só aumenta. Nesta quinta-feira (1°/09), a Associação Seara de Arte e Cultura Gaúcha divulgou o regulamento oficial para o evento no gabinete do prefeito de Carazinho Milton Schmitz. O Município é apoiador na realização da Seara. O encontro da manhã de hoje também contou com a presença da imprensa regional.

- A expectativa dos músicos, do público e da comissão organizadora cresce à medida que o festival se aproxima. Agradecemos ao apoio da Prefeitura de Carazinho e seguimos trabalhando firme em todos os detalhes necessários para que a Seara aconteça. Queremos proporcionar ao público um festival rico culturalmente e que simbolize o orgulho que todo carazinhense tem pela Seara – destaca Gustavo Weber, presidente da Associação Seara de Arte e Cultura Gaúcha.

Como já divulgado anteriormente e frisado pelo regulamento, o grande destaque da 21ª edição é o retorno das linhas musicais Nativista, Galponeira e Contemporânea Gaúcha. Todas as músicas selecionadas concorrerão entre si pelo prêmio de melhor canção do festival, sendo destacada ainda a melhor composição em cada linha musical.

- O Município é um grande apoiador da Seara. Aplaudimos e agradecemos a todos que integram a comissão organizadora do festival e sabemos o desafio que é realizar um evento como esse. Para a comunidade é muito importante que a Seara aconteça e nós abraçamos esse projeto – frisa o prefeito de Carazinho, Milton Schmitz.

A divulgação do regulamento da 21ª Seara e da 8ª Searinha contou ainda com um momento especial. Os músicos Adilson Leonhardt Franck e Jeferson Oliveira apresentaram a canção Santa Helena da Serra, um clássico da Seara, que emocionou aos presentes. Adilson também integra a comissão avaliadora do festival.


Período de inscrição de músicas

Além de estipular regras tradicionais aos festivais nativistas, como a necessidade de ineditismo nas canções e a obrigatoriedade do uso da pilcha gaúcha por parte dos músicos no palco, o regulamento da Seara já define as datas para inscrição de músicas, que vão de 5 de setembro até 12 de outubro. A inscrição e o envio da música serão feitas pelo site seara.rs. 


Triagem

Depois, de 17 a 20 de outubro, a comissão julgadora se reunirá para fazer a triagem das músicas, definido as que irão para o palco da Seara. Serão 10 concorrentes classificadas para a Searinha (8 através da triagem e duas classificadas diretamente do Festival Estudantil da Canção de Carazinho – Fesca), 10 composições da categoria local e 20 músicas da categoria geral. 

- Me criei ouvindo os discos da Seara. Me lembro especialmente da interpretação marcante do Rui Biriva. Tínhamos os discos em casa e quase “furava” de tanto ouvir. A Seara é um baita festival, que tem um nome muito forte, e que bom que está voltando - comenta Juan Daniel Isernhagen, músico que, assim como Adilson, também integra a comissão julgadora da 21ª Seara, juntamente com Delcí Taborda, Edilberto Bérgamo e Nenito Sarturi. 

As músicas classificadas serão divulgadas em evento no dia 23 de outubro. A 21ª edição da Seara acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de novembro no Patronato Santo Antônio em Carazinho-RS.


Lançamento da 21ª Seara da Canção Gaúcha

No próximo dia 10/09, sábado da próxima semana, ocorre o lançamento da Seara 2022, no CTG Rincão Serrano. Um dos destaques do lançamento são os shows com Edilberto Bérgamo e Cristiano Quevedo (um dos autores da música vencedora da última edição da Seara). 

O evento também terá jantar, com cartões comercializados a R$ 35,00. Para quem quiser apenas assistir aos shows sem o jantar a entrada é gratuita. Outro destaque do lançamento será o anúncio dos shows que farão parte da programação da 21ª Seara da Canção Gaúcha.



No link é possível ler e baixar o regulamento completo da 21ª Seara da Canção Gaúcha.

Neste link é possível ler e baixar o regulamento completo da 8ª Searinha.



MAIS NOTÍCIAS

NEWSLETTER


Fique por dentro das novidades da sua região!