Notícias


Costelão Fandango marca Abertura dos Festejos Farroupilhas em Marau

Momento também contará com a posse do Patrono e Prenda Farroupilha
01/09/2022

O mês de setembro será de tradicionalismo, música gaúcha e diversos eventos em Marau. Com o tema “Etnias do Gaúcho, Rio Grande, terra de muitas terras”, os Festejos Farroupilhas 2022 acontecem de 03 a 20 de setembro, com uma intensa programação no município.

Neste sábado (03), o tradicional Costelão Fandango do CTG Sentinelas do Pago marca a abertura oficial das festividades e a posse da Prenda Farroupilha Laura Durante Soares e do Patrono Diego Pilatti. O evento tem início às 19h30min o cardápio será costelão, galeto, linguiça, maionese, pão e saladas diversas. Após, acontece baile com animação de Tchê Fandango. Os ingressos estão à venda no valor de R$ 70,00 com a comissão organizadora.

Também no fim de semana, no domingo (04) acontece a chegada da Chama Crioula no município, além do início da Cavalgada do Grupo de Cavalarianos Última Tropeada. Ainda, a extensa programação conta com uma série de eventos, entre eles a encenação da Batalha do Pulador, no dia 11 de setembro, e também o tradicional Desfile Farroupilha, no feriado de 20 de setembro. 

Os Festejos Farroupilhas 2022 em Marau é uma realização da Prefeitura Municipal de Marau, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer; Entidades Tradicionalistas; 7ª Região Tradicionalista e ACIM.

PRENDA FARROUPILHA – Laura Durante Soares tem 19 anos, é empresária e fotógrafa, e tem o tradicionalismo presente em sua vida desde muito jovem, quando aos três anos de idade já participava de cavalgada junto aos pais. Aos 10 anos, ingressou na entidade que a indicou para o cargo, CTG Felipe Portinho, onde começou a participar das invernadas de dança. Neste período, participou de uma série de eventos e concursos de prenda, tendo conquistado diversas faixas como a de 2ª Prenda Juvenil da 7ª Região Tradicionalista. Além disso, atualmente é também orientadora da invernada dente de leite (escolinha) da entidade.

PATRONO FARROUPILHA – Diego Pilatti tem uma extensa história com o tradicionalismo em Marau. Indicado ao cargo pelo GC Anitas e Garibaldis, onde já foi comandante de cavalgada, também já fez parte do GC Última Tropeada. Na infância, acompanhado de sua família, representou o CTG Sentinelas do Pago e com a entidade foi peão artístico, intérprete vocal e participou de uma série de rodeios e apresentações artísticas. Ainda, foi idealizador da Tertúlia em Marau e, na música, gravou uma série de músicas e cantou em vários festivais nativistas. Além disso, seu trabalho também marcou o tradicionalismo local com a participação em diversas cavalgadas farroupilhas.


SERVIÇO DO EVENTO

Costelão Fandango – Abertura dos Festejos Farroupilhas/Posse Patrono e Prenda

Data: 03 de setembro – Sábado

Horário: 19h30min

Local: CTG Sentinelas do Pago

Ingressos: R$ 70,00 com a comissão organizadora

Cardápio: costelão, galeto, linguiça, maionese, pão e saladas diversas.

Animação: Tchê Fandango

MAIS NOTÍCIAS

NEWSLETTER


Fique por dentro das novidades da sua região!