Notícias


Se aproxima a 32ª Fecars

De 12 a 15 de maio, Pelotas realiza o maior evento campeiro do Rio Grande do Sul
09/05/2022

Pela primeira vez, o município de Pelotas, no sul do Estado, realiza o maior evento campeiro do Rio Grande do Sul. Promovida pelo MTG, com realização da 26ª RT e produção cultural da AG Entretenimento, a 32ª edição da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS) reúne, entre os dias 12 e 15 de maio de 2022, representantes das 30 Regiões Tradicionalistas em diversas categorias, nas modalidades de prova de rédeas, tiro de laço, prova de chasque, gineteada e vaca parada. Participam das provas campeiras os tradicionalistas classificados nas etapas anteriores em suas regiões de origem. O evento ocorre na Associação Rural de Pelotas e o acesso ao parque será popular, ao custo de R$ 10,00.

A FECARS tem como objetivo preservar os costumes, as tradições e o folclore do povo gaúcho, bem como divulgar os hábitos próprios do campeiro rio-grandense e promover o intercâmbio por meio das lidas campeiras, integrando os participantes das diversas Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul, de forma que não se apague o rastro dos hábitos e costumes típicos gaúchos rio-grandense. O evento também tem como objetivo valorizar e demonstrar as habilidades campeiras, protegendo o homem rural, em nível local, regional e nacional dentro de uma certa unidade e respeitando as características de cada região.

No entanto, o que chama a atenção para a 32ª FECARS é a diversificação das atividades. De maneira inédita, a programação do evento se estende além das provas campeiras. Os promotores entendem que, depois de mais de dois anos de eventos suspensos em função da pandemia da COVID-19, a Festa Campeira precisa ser inclusiva, democrática e plural, por isso decidiram agregar atrações para todos os públicos com um Espaço Cultural. 


ESPAÇO CULTURAL

Com financiamento do Pró-Cultura RS - Governo do Estado do Rio Grande do Sul e patrocínio da Schin, o Espaço Cultural, destinado às manifestações artísticas e culturais da FECARS, será palco para as apresentações de atrações locais e de grandes nomes da música regional. Serão 16 apresentações e entre os espetáculos confirmados estão shows com Joca Martins, Grupo Rodeio, Cristiano Quevedo, Lincon Ramos, grupo Alma Gaudéria, Elmo de Freitas, Luiza Barbosa, Capitão Faustino, além de artistas convidados como César Oliveira e Rogério Melo.

Outro diferencial é a realização de oficinas de dança, com Rinaldo Souto, oficina de artesanato, com Camilo Pereira, 1º Seminário de Inclusão Social, 21º Seminário de Cultura Campeira e Mostra Gastronômica. O Espaço Cultural e todas as suas atrações são abertas ao público em geral e têm entrada franca. 


SEMINÁRIO DE CULTURA CAMPEIRA

Tradicionalmente, o Movimento Tradicionalista Gaúcho, por meio da Vice-Presidência de Cultura, promove o Seminário de Cultura Campeira, que aborda temas pertinentes ao universo do homem do campo. Em sua 21ª edição, o evento ocorre no sábado, 14 de maio, com início previsto para as 14 horas, na Sede da AEAPEL – ARP. O tema abordado será a medicina campeira, com palestras do escritor e folclorista Severino Moreira e do médico veterinário Alex de Oliveira (CRMV/RS 14.318).

Por questões de limitação de espaço, é necessário realizar inscrição prévia, com as Diretoras Culturais das Regiões Tradicionalistas. 


MOSTRA DE GASTRONOMIA DOS PRODUTOS DA COSTA DOCE GAÚCHA

Conhecida como Princesa do Sul, Pelotas também é famosa pelas doces delícias que produz. De acordo com os organizadores, todo o sabor dos doces pelotenses e dos produtos típicos da Costa Doce Gaúcha estarão na vitrine da Mostra de Gastronomia. A intenção é tornar ainda mais conhecidos os produtos que representam a identidade cultural da região e que possuem forte apelo turístico, tornando o sul do estado uma referência.

A Mostra Gastronômica é realizada em parceria com a Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul (SETUR) e apresenta produtos característicos dos municípios que compõem a região Costa Doce Gaúcha. A exposição funciona durante todo o evento. 


EVENTOS PARALELOS

Cumprindo a proposta de democratização do acesso à cultura, definida pelos organizadores, diversos eventos paralelos ocorrem durante os dias da 32ª FECARS. Além do Seminário de Cultura Campeira, promovido pelo MTG, do 1º Seminário de Inclusão Social, da Mostra de Gastronomia e dos16 shows que integram a programação do Espaço Cultural, que conta com o financiamento do Pró-Cultura RS - Governo do Estado do Rio Grande do Sul e patrocínio da Schin, o evento oferece aos visitantes uma Exposição do artista plástico regionalista Noé Cezar Silva, no Pavilhão Jorge Gertum, exposições, oficinas e feiras de artesanato, Bolicho Campeiro e Mercado das Pulgas.

Um Torneio de Truco de Trios, promovido pela vice-presidência de Esportes Campeiros e que garante quatro vagas para o ENECAMP, também ocorre durante a 32ª FECARS, no Pavilhão Álvaro Azevedo. O início da competição acontece às 08 horas de sábado, 14 de maio. 

MAIS NOTÍCIAS