Notícias


É neste sábado o 17º Encontro Internacional de Bandoneon de Passo Fundo – Tio Mena

Atividade será realizada no próximo sábado, 2 de abril, reunindo diversos bandoneonistas em uma homenagem especial para o Tio Mena
29/03/2022

A Prefeitura realizará o 17º Encontro Internacional de Bandoneon de Passo Fundo no próximo sábado, 2 de abril. A edição de 2022 será especial e em homenagem ao Tio Mena, idealizador do evento e maior representante do instrumento na cidade. No auditório da Escola Notre Dame Menino Jesus, a partir das 17h, estarão presentes 10 nomes reconhecidos do bandoneon brasileiro e argentino.

O prefeito, Pedro Almeida, destacou a importância do evento como uma manifestação cultural que marca Passo Fundo como a Capital Estadual do Bandoneon. “Tivemos esse título concedido pela Assembleia Legislativa a partir de iniciativas como esse encontro. O bandoneon é um instrumento de origem alemã que se popularizou na Argentina com as orquestras de tango e acabou se espalhando por toda a América do Sul, sendo abraçado pela cidade”, disse.

Esse processo de popularização do instrumento na cidade, conforme menciona o prefeito, teve o envolvimento de Tio Mena. “Mais que um grande bandeonista, Tio Mena, que hoje tem 96 anos, sempre se dedicou para que o encontro fosse realizado. Por isso, faremos essa edição ser especial. O bandoneon não teria atingido tamanha representatividade cultural em Passo Fundo se não fosse por ele”, disse.

O encontro contará com importantes nomes brasileiros: Mano Monteiro, Carlitos Mangallanes, Jonathan Dal Monte, Márcio Brosowski, João batista Henriques e Evandro Gomes. Além disso, diretamente da Argentina, Sedil Toledo, Pajarito Silvestre, Diego Tolato Trzuskot e Tango Quinto.


17º Encontro Internacional de Bandoneon de Passo Fundo

Data: 2 de abril

Local: Auditório da Escola Notre Dame Menino Jesus - entrada pela Rua Senador Pinheiro

Horário: A partir das 17h

Entrada: Gratuita


Após o evento, a partir das 20h, haverá um jantar de confraternização com tertúlia livre no CTG Lalau Miranda. Os ingressos serão vendidos na secretaria do CTG até sexta-feira, 1 de abril, por R$ 40.


MAIS NOTÍCIAS