Notícias


Cidade dos Festivais: Prefeitura confirma série de eventos para 2022

Além do Festival Internacional de Folclore, município prepara um cronograma de atividades artísticas e culturais marcando a retomada das festividades públicas no próximo ano
09/11/2021

Preparando a retomada dos eventos artísticos e culturais para 2022, a Prefeitura de Passo Fundo trabalha na construção do planejamento do calendário e das programações que serão desenvolvidas a partir do lançamento do selo “Passo Fundo: Cidade dos Festivais”, que reúne as principais ações focadas no fomento das artes e da cultura. “A história de Passo Fundo com os grandes eventos culturais é bastante significativa e nós estamos construindo o resgate e a retomada disso, a partir de uma série de iniciativas que vão servir de estímulo para o setor de eventos”, comentou o prefeito Pedro Almeida.


No sábado (06), o prefeito participou da primeira reunião de trabalho do grupo que já está articulando a retomada do XV Festival Internacional de Folclore, confirmado para ser realizado em agosto de 2022. “É um momento bastante importante para todos os setores e não seria diferente para a cultura. O Festival de Folclore é um símbolo fundamental desta retomada dos eventos e a Secretaria de Cultura vem trabalhando internamente nesta questão há mais de 60 dias. A partir deste seminário, novas ações serão realizadas prospectando o novo modelo da iniciativa”, disse ele.


Além do novo modelo do Festival Internacional de Folclore, a Prefeitura confirmou, nesta segunda-feira (08), um pacote de outras ações que serão promovidas ao longo do próximo ano. De acordo com a secretária de Cultura, Miriê Tedesco, 2022 será um ano “robusto para o setor cultural e artístico em Passo Fundo”. “Serão muitos eventos retornando e outros tantos sendo desenvolvidos, principalmente a partir da difusão deste conceito com o qual estamos trabalhando: Passo Fundo, cidade dos festivais. Este é um projeto que reforça a capacidade que o município demonstra ao longo de sua história em produzir festivais que se consagram pela qualidade e organização”, argumentou ela.


Conforme a secretária, a 15ª edição do Festival deverá ser a principal atração do ano, mas outras também serão incorporadas às festividades artísticas em Passo Fundo. “O Festival, após um hiato de três anos, retorna com um novo formato, pensado para reunir a comunidade em torno da emoção, alegria e sentimento de fraternidade entre os povos que o evento provoca em todos nós”, afirmou Miriê.


Entre as iniciativas já confirmadas ainda estão o Carnaval Popular na Gare, o Danzpare, o Congresso Internacional de Folclore, a edição comemorativa dos 35 anos da Feira do Livro, Encontro de Etnias, o Festival Canto Galponeiro, o Festival Gastronômico da Estação Gare, o Festival de Coros, Cantata Natalina e a Mostra de Teatro. “Outras ações ainda serão incluídas na programação da nossa Cidade dos Festivais. Queremos fazer de 2022 um excelente ano para a cultura de Passo Fundo”, resumiu Miriê.




Foto: Diogo Zanatta

MAIS NOTÍCIAS