Notícias


Tapejara deve contar com ensino do tradicionalismo gaúcho nas escolas municipais em 2022

Conteúdo sobre cultura tradicionalista nas escolas públicas da rede municipal de ensino de Tapejara foi aprovado pela Câmara de Vereadores
15/09/2021

Foi aprovado na sessão ordinária do dia 13/09 de forma unânime, o projeto de autoria do Vereador Celso Piffer que visa incluir o conteúdo sobre a cultura tradicionalistas nas escolas públicas da rede municipal de ensino de Tapejara.

Este projeto tem como objetivo despertar nas crianças e adolescentes, de uma forma lúdica e prazerosa, o gosto pela tradição gaúcha, promovendo uma série de atividades, resgatando a cultura gaúcha e a história do Rio Grande do Sul, além de contribuir com a BNCC “Base Nacional Comum Curricular” e o Referencial Gaúcho, previsto dentro das especificações de territorialidade.

As escolas poderão desenvolver oficinas, rodas de conversação, mostras culturais, tertúlias gaúchas, dança, canto, poesia, atividade de campo, entre outras que possibilitam aprofundar seus conhecimentos sobre as manifestações artísticas, culturais e intelectuais, fazendo assim renascer os hábitos, costumes, culinárias e indumentárias gauchescas, bem como disseminar a cultura e os costumes do estado, por meio da oferta de conteúdos ligados a história, geografia, literatura, artes, esportes e na sociologia objetivando a consolidação dessa cultura na educação, podendo fazer parcerias com entidades tradicionalistas, filiados e não filiados ao MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), bem como órgãos federais, estaduais, municipais e entidades da sociedade civil pública ou privada, incentivando a capacidade de inovação, incrementando o surgimento de novas atividades.

O tradicionalismo que possui entre suas bases o folclore, a arte, o esporte e a recreação, entre outros ramos do saber que intermedeiam o alcance dos fins tradicionalistas.

O tradicionalismo, além de rememorar fatos históricos importantíssimos, visa a construção de um futuro glorioso, embasado no que há de mais belo no nosso Rio Grande do Sul, na nossa história e nossas tradições.

A iniciativa de estimular o ensino da cultura do nosso estado na rede municipal de ensino de vai provocar inúmeras mudanças positivas no comportamento dos jovens alunos tapejarenses. Assim as crianças e adolescentes terão seus hábitos, seus valores e suas reações emocionais permeados pela cultura do Rio Grande do Sul.

O projeto teve a assinatura e o aval de entidades e tradicionalistas tapejarenses, além da Coordenadoria da 7 RT, que se colocaram à disposição para ajudar no planejamento e execução do mesmo.

 Agora o projeto será encaminhado ao Poder Público, onde caberá ao Prefeito Municipal sancionar a referida lei. Em conversa com Prefeito Evanir Wolff, o mesmo avalizou o projeto e o mesmo deverá ser sancionado em breve, e assim, acreditamos que já em 2022 toda Rede Municipal de Ensino começa a introduzir conteúdos tradicionalistas na grade curricular em Tapejara.

 “Visamos à construção de um futuro glorioso, embasado no que há de mais belo no nosso Rio Grande do Sul, estimulando a prática pelo cultivo da cultura de nosso estado, um sentimento belo e honroso, como o carinho e a admiração por nossa terra”, destaca Vereador Celso Piffer.


Com informações da rádio Nova FM 

Foto divulgação PMPF

MAIS NOTÍCIAS