Notícias


Definido Tema dos Festejos Farroupilhas 2021: Caminhos de Anita

A escolha tem por fundamento os duzentos anos de nascimento da Heroína de Dois Mundos, Anita Garibaldi
21/05/2021

Na reunião da Comissão dos Festejos Farroupilhas de 2021, ocorrida na tarde do dia 19, alguns detalhes ficaram definidos como a escolha da Patrona Liliana Cardoso Duarte, a Presidência da Comissão que ficou ao encargo de César Oliveira, a Vice-presidência com Maxsoel Bastos de Freitas e o Secretário Léo Ribeiro de Souza.

O Tema dos festejos também ficou definido: CAMINHOS DE ANITA. Tal escolha tem por fundamento os 200 anos de nascimento da Heroína de Dois Mundos, Anita Garibaldi. 

Esta escolha é muito importante pois será motivo de trabalhos e pesquisas em centenas de escolas e centros de tradições pelo Rio Grande afora. 

Alessandra Mota, Patrona dos Festejos de 2020 e vice-presidente da Comissão do Bicentenário de Anita Garibaldi, assim se manifestou sobre a escolha: 

"O Tema Caminhos de Anita busca valorizar a presença determinante e simbólica de Anita nos rumos da história da Pátria e de vários mundos. Uma história de coragem, liberdade e afirmação do feminino.

Nos Caminhos de Anita nós vamos trilhar por terras e por águas, despertando o sentimento de pertencimento dos nossos municípios do interior do Estado.

Nós vamos trilhar pelos sentidos, pelo amor de mulher e mãe, pela força e generosidade e pelo direito de escolha e justiça". 

A Guerra Farroupilha marcou este Estado, assim como Anita marcou homens e mulheres por sua bravura e humanidade.

Convidamos e convocamos todo o Rio Grande a vir conosco resgatar, valorizar e resignificar os Caminhos que Anita construiu nos corpos e nas mentes.

Com informações do blog do Léo Ribeiro.

MAIS NOTÍCIAS