Notícias


Morre Telmo de Lima Freitas

Telmo é um dos mais representativos nomes da música gaúcha. Assista ao programa especial do Portal da Tradição que homenageia esse ícone da cultura gaúcha
19/02/2021

O cantor e compositor Telmo de Lima Freitas, 88 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (18) em Cachoeirinha. A causa do óbito não foi informada. Ele deixa quatro filhos, além de quatro netos e uma bisneta.

Nascido em São Borja, Freitas é um dos mais representativos nomes da música gaúcha, sendo autor de sucessos como Cantiga de Ronda e Baile de Rancho. Com o título Esquilador, ele venceu a Calhandra de Ouro, maior prêmio da 9ª Califórnia da Canção Nativa, em 1979. Também ganhou, em 2009, o prêmio de melhor compositor e melhor CD regional no Troféu Açorianos com o trabalho A Mesma Fuça. Seu último álbum foi lançado em 2006, nomeado Aparte.

O artista também foi conselheiro honorário do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), e patrono da Semana Farroupilha em 2009. Nas redes sociais, a presidente do MTG manifestou "seus sentimentos ao familiares, amigos e fãs.

Clique aqui e confira nosso programa especial com a participação de Edgar Paiva, que conviveu com Telmo nos festivais da Barranca.

MAIS NOTÍCIAS