Notícias


Oficina do CTG presilha do Pago da Vigia aborda canto vocal e brinquedos folclóricos

O projeto tem por objetivo a valorização musical das crianças em práticas coletivas e atividades criativas
10/02/2021

O CTG Presilha do Pago da Vigia, de Santana do Livramento, integra o Programa Invernadas Culturais com a oficina “Musicando nosso mundo”. Com a condução de Cristiano Cesarino, o projeto tem por objetivo a valorização musical das crianças em práticas coletivas e atividades criativas, proporcionando diferentes modalidades.

A oficina, de canto vocal de músicas com temas regionais e folclóricos e de brinquedos folclóricos e reciclados, tem como público-alvo crianças e adolescentes da comunidade, principalmente em situação de vulnerabilidade social, buscando proporcionar aprendizagens musicais significativas por meio de atividades com canto, instrumentos musicais e ainda conhecimento dos brinquedos folclóricos do Rio Grande do Sul.

Um dos diferenciais do trabalho é a apresentação em linguagem de sinais, valorizando assim a inclusão de pessoas deficientes auditivas.

Um dos objetivos é ampliar as ideias de música gaúcha das crianças e adolescentes, favorecendo a compreensão musical através dos resultados do trabalho em conjunto, com brinquedos folclóricos, poesias, sendo autênticos, prazerosos e criativos.

O trabalho também objetiva formar sujeitos críticos e reflexivos em relação ao universo musical onde estão inseridos e favorecer a articulação entre os participantes e o meio onde vivem, produzindo conhecimentos a partir das práticas pedagógicas e retornando esses conhecimentos à comunidade.

A oficina pode ser acessada aqui. 

MAIS NOTÍCIAS