Notícias


“Guasqueria – O artesanato campeiro” é tema de oficina gratuita

A oficina explica o ofício de guasqueiro, a história da atividade, e, além de proporcionar um incremento cultural para o aluno, também pode significar uma oportunidade de trabalho
01/02/2021

O oficineiro Cristiano Lacerda da Rosa, do Centro de Tradições Gaúchas Alexandre Pato, é o responsável pela oficina “Guasqueria – O artesanato campeiro” do Programa Invernadas Culturais, da Fundação Cultural Gaúcha em parceria com a Sedac.

A oficina explica o ofício de guasqueiro, a história da atividade, e, além de proporcionar um incremento cultural para o aluno, também pode significar uma oportunidade de trabalho.

Alguns dos objetivos da oficina são proporcionar a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social o efetivo acesso às fontes de cultura; dar visibilidade aos guasqueiros para que sejam reconhecidos por seus talentos e trabalhos; fomentar o pleno exercício do modo de criar, fazer e viver a cultura local.

Os vídeos apresentam temas como história do Rio Grande do Sul – Introdução do Gado no estado e a história de Lagoa Vermelha como Capital Gaúcha do Churrasco; e demonstração e explicação sobre as técnicas e processo de descarne, lonqueamento e estaqueamento.


A oficina é online, gratuita, e pode ser acessada neste link.

MAIS NOTÍCIAS