Notícias


Morre Vilson Souza, o Ginete do Século

Vilson Souza fez história ao ser o primeiro ginete campeão do Freio de Ouro, em 1982, na companhia do cavalo Itaí Tupambaé
06/12/2020

O Rio Grande do Sul se despede de um verdadeiro ícone da história da raça Crioula: Don Vilson Chalart de Souza, que nos deixou neste sábado (5), aos 86 anos. O Ginete do Século, como também foi conhecido e homenageado em sua trajetória, fez história ao ser o primeiro ginete campeão do Freio de Ouro, em 1982, na companhia do cavalo Itaí Tupambaé.

Precursor de uma era, seguiu sendo referência e exemplo a tantos outros ginetes, criadores e demais envolvidos com o Cavalo Crioulo desde então.

Além da vitória em 1982, outros títulos e momentos marcantes fizeram parte da memória que agora permanecerá sendo lembrada. Vilson Souza conquistou um total de cinco Freios de Ouro, quatro Freios de Prata e dois Freios de Bronze.

Conquistas que o tornaram influência para a comunidade crioulista, tamanha importância que, desde 2006, a premiação entregue ao Ginete do Ano (dada aos competidores que se destacaram na temporada) leva o seu nome: troféu Vilson Souza.


Com informações da ABCCC / foto: Gustavo Rafael

MAIS NOTÍCIAS