Notícias


Custos altos da avicultura levam setor a pedir ajuda federal

Para setor, a alta do preço dos grãos é o principal fator que está onerando a atividade
23/10/2020

A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Rio Grande do Sul (Sipargs) enviaram um comunicado para a Ministra da Agricultura Tereza Cristina solicitando ajuda para os produtores de carne de frango e de ovos, que passam por uma situação classificada como “gravíssima”. As entidades apontam os altos preços dos grãos, que vivem um momento de cotações acima do normal, como principal fator que está onerando as atividades avícolas.

“É de extrema importância a intervenção do Governo Federal nesta situação, pois caso perdure este cenário, teremos sérios problemas de manutenção de atividades e por consequência na produção de alimentos essenciais como a carne de frango e ovos que atendem milhares de famílias de brasileiros”, diz um trecho do documento.

Ainda há um pedido de audiência e sugestão de algumas medidas como a criação de um crédito presumido de PIS/COFINS para comprar  Milho e Farelo de Soja , linha de Crédito especial e retomada do programa de milho balcão / Conab para produtores de aves e ovos.

O presidente-executivo da Asgav, Eduardo Santos disse que a situação é preocupante e é preciso providências rápidas para evitar desabastecimento. “Nós não queremos em hipótese alguma ter grão de graça e a custo quase zero, nós queremos pagar, mas nessa situação está bem complicado”, destaca.


Com informações do Correio do Povo / Foto: MAURO SCHAEFER/CP

MAIS NOTÍCIAS