Notícias


Aniversário do MTG terá missa crioula e live direto da sede da entidade

O grande momento das festividades acontece na data do aniversário, dia 28, quando uma live irá conectar todas as 30 Regiões Tradicionalistas
20/10/2020

Uma programação virtual irá celebrar os 54 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho, federação com 1,7 mil entidades filiadas, fundada no dia 28 de outubro de 1966, durante o 12º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em Tramandaí. A abertura será no dia 25 de outubro, às 10h30, com uma Missa Crioula organizada pela 24ª Região Tradicionalista, no formato de drive-in. Com transmissão pela página do MTG no Facebook e canal do Eco da Tradição no YouTube, a missa será rezada pelo padre Aldo José da Silveira, no Parque do Chimarrão.

As festividades seguem na segunda-feira, às 20h, com a live de lançamento do livro de Danças Tradicionais Gaúchas, organizado por sete autores. “É a quinta edição, revisada, da obra, com descritivo coreográfico e musical das danças práticas e executadas pelos grupos que participam dos Enart e demais festivais”, detalha o vice-presidente Artístico do MTG, Valmir Böhmer.

Já na terça-feira, a programação abre espaço para os patrões de entidades demonstrarem sua arte, através no “Sarau dos Patrões”, com apresentações musicais, de dança, declamação e trova. “É uma homenagem àqueles que garantem o funcionamento dos nosso galpões e que  trabalham para que outras pessoas possam demonstrar o seu talento através das artes. Agora, chegou a vez deles receberem nossos aplausos”, explica a presidente do MTG, Gilda Gealazzi.

O grande momento das festividades  acontece na data do aniversário, na quarta-feira, dia 28, quando uma live  irá conectar todas as 30 Regiões Tradicionalistas, diretamente da sede do Movimento, em Porto Alegre, em três cenários diferentes. Haverá uma homenagem especial ao ex-presidente Rodi Borguetti.

Em uma parceria com o site O Bairrista, a proposta é celebrar mais um ano de existência do MTG, e, ao mesmo, tempo, apresentar ao público um balanço de um ano em que nossos filiados tiveram que se reinventar. “Mesmo que virtualmente, queremos acolher a todos e fazer com que conheçam nossa sede, que é muito linda e acolhedora”, ressalta a presidente Gilda.

Entre as atrações da live, está a chegada “virtual” da Chama Crioula e uma apresentação, ao vivo, de uma tradicional esquila a martelo, direto da cidade de Alegrete (4ª RT). A transmissão irá mesclar entradas ao vivo, vídeos gravados e apresentações artísticas com todas as normas de distanciamento.


Confira a programação, com transmissão pelas redes sociais do MTG. 


Domingo, 25/10 – 10h30 Missa Crioula direto do Parque do Chimarrão (Venâncio Aires, 24ª RT. 10h30min


Segunda-feira, 26/10 – 20h Lançamento do livro de Danças Tradicionais Gaúchas, 20h


Terça-feira, 27/10 – 20h Sarau dos Patrões


Quarta-feira, 28/10 – 20h Live de Aniversário, 54 anos do MTG

MAIS NOTÍCIAS